h1

Semestral 2, 1918 – Acabou!

setembro 20, 2009

9
9L’Illustration

Todos diziam que a frente ocidental decidiria o futuro da guerra. E assim aconteceu, após as ofensivas inimigas no primeiro semestre, o contra-ataque Aliado foi efetivo. Julho, agosto e setembro temporizaram a limpeza dos inimigos no nordeste francês.

Os búlgaros caíram ainda em setembro. Em outubro chegaria ao fim as batalhas na frente da Mesopotâmia, com o armistício assinado pelos turco-otomanos. Na frente italiana os Aliados empurraram os austro-húngaros para fora do território italiano e em novembro eles se renderam. Os alemães, sozinhos em novembro, se renderam ontem, 11 de novembro. A guerra acabou e a vitória é Aliada. Salve!

Die Wochenschau

A última e decisiva ofensiva fracassou e, em junho, começou o fim. A ofensiva sobre o as trincheiras inimigas no rio Marne parou nas linhas inimigas recheadas de norte-americanos. Nos meses seguintes, em Amiens, Hindenburg e em Argonne a frente ocidental alemã foi obrigada a recuar.

A Bulgária, importante aliada nas frentes sul e oriental, caiu em setembro, assinando um armistício com a Entente. Os turcos também caíram, assinando um armistício em solo grego em outubro, onde a guerra acabou para eles. Os austro-húngaros, que reforçaram as frentes sul e oriental, caíram em outubro pelos reforços britânicos, franceses e norte-americanos aos italianos, e, em novembro, viram-se obrigados a assinar um armistício. O Império Alemão já lutava sozinho em novembro.

Ontem, dia 11 de novembro, após dias de reconhecimento da derrota, a Alemanha assinou um armistício, a guerra acabou para nós e para todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: