h1

Semestral 1, 1916 – O Preço da Guerra

setembro 20, 2009

33

L’Illustration

O ano do terror acabou em dezembro e, nos últimos seis meses, os Aliados mostraram sua força. A frente ocidental, desde fevereiro, vêm se mantendo intransponível na batalha de Verdun, a mais dura até agora assistida. Os italianos lançaram mais uma ofensiva ao inimigo austro-húngaro e, ao que se sabe até agora, o êxito parece certo. E para coroar a virada, no início deste mês, os russos lançaram o maior contra-ataque da guerra, a ofensiva Brusilov sobre território que o inimigo conquistou ano passado.

No mar, a Marinha Real Britânica fez frente aos constantes ataques náuticos alemães, travando a maior batalha naval da história e, o resultado não foi favorável a nenhum dos lados. O que cresceu com isso é a ameaça norte-americana aos inimigos, seus covardes ataques com submarinos pode fazer mais um Aliado em breve.

Die Wochenschau

Decididos a seguir o avanço que a frente oriental conseguiu no ano passado, nossa frente ocidental lançou, em fevereiro, a mais dura ofensiva até agora. Todos as armas sobre as trincheiras inimigas em Verdun, e ao que se sabe até agora, algumas linhas inimigas foram tomadas. A batalha segue, porém, sem podermos fazer julgamentos muito otimistas. O que se pode afirmar, com certeza, é que o número de baixas é assustador, para ambos os lados.

A campanha náutica alemã continuou seu sucesso no início deste mês que termina, no mar do Norte, marinha alemã e britânica travaram o que está sendo considerada a maior batalha naval de todos os tempos e, apesar dos inimigos alegarem que não houve vencedor, as baixas inimigas foram duas vezes maior. Entretanto, tanto sucesso deve ser medido, uma vez que o presidente dos EUA promete entrar na guerra caso a marinha alemã não cesse os ataques à navios mercantes e de passageiros.

Os avanços italianos sobre o território Austro-Húngaro se tornaram preocupantes, apesar da resistência continuar ativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: