h1

As Tranformações no Cenário Mundial

setembro 20, 2009

O cenário mundial após a Primeira Guerra Mundial teve transformações muito importantes. A economia mundial saiu da devastada Europa, atravessou o oceano Atlântico e passou a pertencer aos Estados Unidos que com a guerra conseguiu se tornar uma superpotência mundial, exportando e endividando os europeus; seguido pelo Japão que crescia com suas conquistas territoriais e com sua militarização. A economia européia estava destroçada, miséria, fome, desemprego, milhões de mortos faziam parte do cenário europeu.

Em termos políticos, o período posterior à Primeira Guerra verá surgir partidos que irão propor soluções radicais à crise econômica, política e financeira. Foram os partidos de inspiração comunista e fascista, que se multiplicaram na Europa e conseguiram a confiança da população.

As transformações demográficas foram as mais evidentes, os tratados e acordos declaravam a independência de vários países e ainda alguns territórios foram anexados.

Aproveitando a Revolução Russa, a Finlândia declarou sua independência em 1917; a Polônia ganhou a independência após 120 anos de colonialismo alemão, mas em 1919 a Polônia foi dividida entre alemães e soviéticos.

Áustria e Hungria assinaram tratados que indicavam que o Império Austro-Húngaro seria desmembrado, assim um terceiro estado surgiu do esfacelamento, a Tchecoslováquia. A Áustria ainda perdeu territórios para a Itália, Polônia, Romênia e Iugoslávia.

Pelo Tratado acordado com os alemães em Brest-Litovsk, em 1917, a Rússia cedia o controle sobre a Ucrânia e a Bielo-Rússia. As duas repúblicas, que de 1918 a 1920 gozaram uma curta liberdade, foram anexadas pela União Soviética em 1921.

Como resultado do Tratado de Versalhes, o Império Otomano perdeu todas as suas possessões. Os britânicos e franceses dividiram os atuais Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Israel, Palestina e Arábia Saudita entre si.

Mapa Pré e Pós Primeira Guerra

Anúncios

2 comentários

  1. incompleto


  2. PESSIMA INFORMAÇOES!!!!!!!!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: