h1

A Liga das Nações

setembro 20, 2009

Reunião da Liga das Nações

Como foi proposto no Tratado de Versailles a criação de um organismo internacional que tivesse como finalidade assegurar a paz num mundo traumatizado pelas dimensões do conflito que se encerrou há quase 2 anos, A Liga das Nações teve sua primeira assembléia no dia 15 de novembro deste ano de 1920 em Genebra na Suíça.

Os objetivos da organização é impedir as guerras e assegurar a paz, a partir de ações diplomáticas, de diálogos e negociações para a solução das questões internacionais.

Um dos principais idealizadores da Liga foi o então presidente norte-americano Woodrow Wilson, que já em 1918, havia apresentado a proposta de um acordo de paz, cujos termos pregavam, entre outros pontos, a transparência nas relações internacionais, a abolição das barreiras econômicas entre os países, a redução dos armamentos nacionais.

Estão fazendo parte oficialmente desta Liga a Grã-Bretanha, França, Japão e a Alemanha e Rússia (que entraram mais tarde). Os EUA que são um dos idealizadores do projeto não se tornaram membro oficialmente, devido à recusa do tratado “Os 14 pontos de Wilson”.

Símbolo da Liga das Nações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: