h1

Os Movimentos de Extrema Direita

setembro 20, 2009

Parecia que com o final da guerra e pelos tratados assinados  a democracia liberal se ia impor em toda a Europa generalizando-se o respeito pela livre escolha pelo voto, e a garantia das liberdades fundamentais dos cidadãos. Mas essa tentativa de forçar a democracia em países que nunca vivenciaram uma experiência democrática tinha tudo pra dá errado. Aos poucos as novas nações caíram nas mãos de regimes ditatoriais, e com isso os movimentos de extrema direita começaram a ganhar força, como é o caso do fascismo.

FascimoO fortalecimento destes movimentos políticos de extrema-direita deveu-se às condições econômicas e sociais, como a dificuldade econômica após a Primeira Guerra Mundial, o desemprego, a deflação, degradação das condições de vida e ainda o triunfo da Revolução Russa de 1917.

Assim esses movimentos políticos vieram para tentar resolver esses problemas e instalar a ordem e autoridade que as democracias não conseguiam impor. Entre as propostas políticas estavam um estado forte e disciplinado; culto do chefe; partido único; nacionalismo econômico; desprezo pelos direitos do homem (“O Estado é tudo, o indivíduo é nada”); entre outros.

Símbolo do NazismoVários países cederam ao fascismo, é o caso da Itália; da Polônia onde assumiu o marechal Josef Pilsudski; a Alemanha mais tarde com Adolf Hitler; da Turquia onde quem assumiu foi o militar Mustafa Kemal; na Grécia o general Ioannis Metaxas assumiu o poder, e vários outros países tiverem em seu poder líderes fascistas.

Um comentário

  1. Você está muito mal informado(a). Estes movimentos são de esquerda. São socialistas radicais.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: